terça-feira, 22 de junho de 2010

CERTI homenageia Ex-Governador Luiz Henrique da Silveira como membro benemérito




Como importante ícone da transformação do perfil socioeconômico de Florianópolis e propulsora de inúmeras iniciativas que contribuíram para inserir Santa Catarina no cenário nacional e internacional, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) aproveita seus 25 anos para agradecer a personalidades que por empenho pessoal contribuíram para a construção da trajetória de seu desenvolvimento.

No dia 21 de junho, às 15h30min, acontece na Sala de Eventos da Fundação uma solenidade em homenagem ao Ex-Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira e ao Presidente da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina), Antonio Diomário de Queiroz – membros beneméritos da CERTI nomeados em razão de seus esforços em prol da inovação. Ao todo, a CERTI condecora 10 membros com a entrega do Troféu Benemérito como reconhecimento de toda a equipe. Após uma breve apresentação institucional, os convidados desse primeiro evento também visitam os laboratórios da instituição.

Homenageados

O Ex-Governador Luiz Henrique contribuiu com inúmeras iniciativas para o desenvolvimento de uma cultura de inovação em Santa Catarina. Ele foi titular do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), quando consolidou investimentos em áreas prioritárias como informática, biotecnologia, novos materiais, automação e satélite. No período em que esteve à frente do MCT, acordos importantes - como o firmado com a China em relação ao intercâmbio de tecnologias envolvendo satélites - foram assinados. Especificamente em relação a Santa Catarina, cidades como Joinville receberam um centro de biotecnologia; a engenharia ganhou força em Criciúma e recursos da FINEP e CNPq incentivaram o mercado tecnológico estadual.

Em seu primeiro mandato no Governo do Estado, em 2003, Luiz Henrique vinculou a Fundação de Ciência e Tecnologia (FUNCITEC) - cujas diretrizes eram estabelecidas pelo Conselho de Política Científica e Tecnológica de Santa Catarina - à Secretaria de Estado de Educação e Inovação. Dois anos depois, a FUNCITEC foi transformada na FAPESC. Fundada em 2005, a instituição foi responsável pelo início de um ciclo de realizações de apoio e fomento à pesquisa científica e tecnológica, permitindo o avanço em diversas áreas do conhecimento.
É também com a FAPESC que surge outro personagem importante no histórico da CERTI. Antônio Diomário de Queiroz, hoje Presidente da instituição, acumulou em seu currículo cargos de grande relevância para o desenvolvimento do Estado. Ele, que foi professor universitário no Brasil e na França, Reitor da UFSC, Diretor Geral da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, entre outros cargos, teve uma participação fundamental na implantação de uma cultura inovadora no Estado.

Hoje, a atuação da CERTI é ampla e sua reputação leva para todo o Brasil a competência catarinense em projetos e serviços tecnológicos inovadores. Com oito centros de referência em inovação tecnológica, atende, anualmente, mais de 800 empresas/instituições clientes de todo o Brasil com serviços e assessorias tecnológicas, projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos e suporte a empreendimentos de base tecnológica.

Além do Ex-Governador Luiz Henrique e do presidente da FAPESC Antônio Diomário de Queiroz, a CERTI também homenageará os seguintes membros beneméritos, em datas a serem confirmadas:

Angela Regina Heinzen Amin Helou – Deputada Federal

Augusto Cesar Gadelha Vieira – Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia

Eduardo Moreira da Costa – Diretor de Inovação da FINEP

Roberto Pinto Martins – Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações

Saulo Vieira - Presidente do Sapiens Parque

Sergio Machado Rezende – Ministro da Ciência e Tecnologia

Tilo Pfeiffer – Coordenador do Bragecrim pela Universidade RWTH Aachen, Alemanha

Walter Duran – Executivo da Philips

Nenhum comentário:

Postar um comentário